IMG-20200805-WA0026

Para comemorar a Semana da Nutricionista na Nutriv, convidamos a querida Carolina Eliziário para nosso bate-papo do mês! Carolina é Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em obesidade e emagrecimento e atualmente cursa Medicina no exterior, é líder de emagrecimento pela escola Amor em Nutrir e Coaching pela Escola de Heróis.
E não é por acaso que a Nutricionista Carolina está aqui na Nutriv nesta comemoração! Com uma história de superação, persistência, muito autoconhecimento e MOTIVAÇÃO a mesma inspira profissionais e os conduz para lugares altos e de sucesso, mostrando quantas nuances e delícias podemos desfrutar na prática da nossa profissão e quantos desafios somos capazes de superar nesta trajetória!
Obrigada Carolina por ser uma Nutricionista que inspira (muito!) a gente!


Como você ingressou na Nutrição? Por que escolheu esta profissão?

Iniciei a carreira acadêmica com o curso de Engenharia de Alimentos. No final do 1° período percebi que ser engenheira não era a minha Missão. Na verdade, fui fazer Engenharia por conta do meu pai. Mudei para Nutrição, meu grande amor. A nutrição que me escolheu desde pequena, já lia os rótulos dos alimentos.  Sem entender nada (risos) gostava de ficar ali vendo a diferença de um alimento para o outro.

Sua atuação profissional de hoje reflete o que você imaginava no início dos estudos?

Claro. Nutrição é um estudo permanente. Hoje eu estudo muito mais que na época da faculdade.

O que levou você a se mudar para o Paraguai, iniciar o curso de medicina e recomeçar? Contra pra gente como isso tudo aconteceu, medo, expectativa, família, amigos, etc.

Escutava dos meus chefes, pacientes, amigos e família que eu poderia ser mais. Por ser muito intensa em tudo que faço. Em 2016 com meu consultório montado (aquele sonho de toda Nutricionista) agenda lotada e com grupos de emagrecimento rolando. O querer Recomeçar/ Mudar de Vida / Mudar a história da minha vida e da minha família.  Foi quando meu marido ficou desempregado e ficamos vulneráveis ao mercado de trabalho. Sempre tive convicção que Recomeçar é dar continuidade ao seu propósito de vida. Observando o lugar que você está e ter Coragem para trilhar novos caminhos.
Em 2017 resolvi mudar a história da minha vida trazendo na bagagem sonhos e medo. Chegamos no Paraguai com muito receio porque a única pessoa conhecida aqui era uma amiga que fez a faculdade de Nutrição comigo. Com o passar do tempo o medo já não existia porque no lugar dele coloquei a Fé e esperança. Que o Paraguai é o meu lugar. Lugar que escolhi para realizar os meus sonhos e da minha família.

Foi difícil se adaptar à realidade de uma cultura diferente? Como é hoje sua conexão com o Brasil?

Não foi difícil.  Eu gosto de mudanças.  O Paraguai é um país muito receptivo. Nos acolheu muito bem. Hoje vou ao Brasil 2 vezes ao ano, 1 vez para algum congresso e a outra vez para ver a família. Mesmo com um filho de 7 anos na época, a adaptação dele foi fantástica.

Do que você mais sente falta do Brasil e o que descobriu no Paraguai que não encontrava por aqui?

Sinto falta da comida brasileira (daquela polenta, feijão, torresmo e couve) e no Paraguai encontro a reciprocidade. As pessoas aqui são mais recíprocas.

Em tempos de pandemia tivemos um “boom” nos atendimentos virtuais além da intensa troca de informações, parece que estamos 24 horas por dia online! Como está sendo esse período para você?

Minhas melhores conquistas aconteceram em 2020. Hoje já sou 1/2 médica. Lancei meu produto digital (31 formas de ser melhor), um projeto lindo que o objetivo dele é levantar outras mulheres e profissionais que se encontram desestimulada da vida pessoal, emocional e intelectual.
Com muito trabalho e empenho palestrei no Congresso Rio Health Nutrition falando de empreendedorismo.

Carol, você possui um viés motivacional, demonstra muito orgulho pela profissão e está sempre com um sorriso no rosto. Todos nós passamos por momentos difíceis, mas você está sempre com esse alto astral! Conta pra gente o que você faz para não deixar se abater pelas adversidades da vida pessoal e profissional.

Saber de meu propósito é a grande virada de chave. Só damos para o outro o que o coração tá cheio. Não podemos ser incoerentes ao nosso propósito/ chamado.  Lembrando sempre… Os problemas são meus e o sorriso é do outro.

Além da alimentação em si, quais outros aspectos você considera importante para o “ser saudável”?

A parte intelectual é grande diferencial. Você precisa ter Clareza do seu objetivo. Seu objetivo é qual? Sempre faço essa pergunta para o meu cliente.

Qual a experiência profissional mais marcante da sua carreira até hoje?

Quando trabalhava em uma creche (classe A) e no cardápio tinha vísceras e miúdos. Uma mãe falou que achava um absurdo. Pagar mais de R$ 1.000 numa creche e o filho comer algo que qualquer um come. Dali percebi o quanto o Nutricionista esta sem voz. Temos que abordar a Nutrição Clínica de uma forma não só voltada para o emagrecimento. Precisamos falar da base da Nutrição.

Deixe um recado para os seguidores da Nutriv!

Tenha disciplina, trabalhe duro e seja próspero porque a vida é curta para sermos poucos.
Beijos nutritivos 🍉🥑🍌🍒🍍🍓 Carolina Eliziário!

Tagged on:                     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.